Ler por Paixão

Muitos de nós ainda não conhecemos ou ainda não experimentamos o prazer que pode nos proporcionar o ato de ler. Preferimos assistir à novela, navegar na Internet ou fazer qualquer outra coisa, menos nos deliciar com a leitura de um bom livro.

No Brasil, cada brasileiro lê pouco menos de dois livros por ano. E você lê, anualmente, quantos livros? Você sabe que ler é um hábito prazeroso? A partir do momento que passamos a praticar a leitura não conseguimos mais parar, ela torna-se uma companheira para todas as horas. E não há lugar, podemos abrir um livro em qualquer espaço e aí, pronto, já estamos nos divertindo, nos emocionando, nos informando...

A partir de nossas leituras, passamos a ver tudo a nossa volta de uma forma mais ampla, crítica e diversificada, com melhor capacidade de compreensão.

É por todas essas razões que vamos desenvolver algumas atividades com o objetivo de nos aproximarmos mais dos livros e fazermos deles nossos companheiros inseparáveis.

1. Você leu  os DEZ MANDAMENTOS DO LEITOR, escritos pelo autor francês Daniel Pennac?

2. Liste os livros que você já leu durante este ano. Não se esqueça de informar os autores também.

3. Atualmente, está lendo algum livro? Qual? Se quiser, escreva um comentário sobre esse livro, dizendo por que você indicaria-o (ou não) aos seus colegas.

4. Junte-se a 4 colegas que tenham interesse em ler o mesmo livro que você. Faça a leitura compartilhada, converse sobre o que estão achando do livro. Crie, com seu grupo, uma forma de convencer os outros alunos da turma a também ler a obra.