segunda-feira, 12 de abril de 2010

Sarau



2º Sarau
na Vila Olímpica


31 de março, na Biblioteca Elisa Lucinda


Ler, ouvir, cantar,..
Viver poesia!


Um bom poema é aquele que nos dá a impressão

de que está lendo a gente ... e não a gente a ele!
Mario Quintana


Declamações e Músicas

1. “Convite”, José Paulo Paes – declamadora: Jéssica

2. “Poesia”, Flávio Vezzoni (Grupo Moxuara) – música cantada pelo Coral Vila Olímpica

3. “Lua Adversa”, Cecília Meireles – declamadora: Alyne

4. “Canção da Garoa”, Mário Quintana – musicalizada por Yara, Tainá, Diego. Participação de Dayana e Alyne

5. “A boneca”, Olavo Bilac – declamadora: Fernanda

6. “Cidadezinha Qualquer”, Carlos Drummond de Andrade – declamadores: Diego e Pablo

7. “O caderno”, Toquinho – música cantada por Matheus Rangel (8º E)

8. “Escola”, José Paulo Paes – declamadores: Luke e Thalys

9. “O medo do menino”, Elias José – declamadora: Dayana

10. “Isto”, Fernando Pessoa – declamador: Jaderson

11. “Tem tudo a ver”, Elias José – declamadora: Yara

12. “Azuis”, Lalau e Laurabeatriz – poesia musicalizada por Alyne, Dayana, Hugo e Jaderson. Participação de Matheus, Diego, Yara, Tainá e Matheus de Jesus (7º C)


Credo


Elisa Lucinda


De tal modo é,
que eu jamais negá-lo poderia:
sou agarrada na saia da poesia!
Para dar um passeio que seja,
uma viagem de carro, avião ou trem,
à montanha, à praia, ao campo,
uma ida a um consultório
com qualquer possibilidade, ínfima que seja, de espera,
passo logo a mão nela pra sair.
É um Quintana, uma Adélia, uma Cecília, um Pessoa
ou qualquer outro a quem eu ame me unir.
Porque sou humano e creio no divino da palavra,
pra mim é um oráculo a poesia!
É meu tarô, meu baralho, meu tricot,
meu i ching, meu dicionário, meu cristal clarividente, meus búzios,
meu copo d'água, meu conselho, meu colo de avô,
a explicação ambulante para tudo o que pulsa e arde.
A poesia é síntese filosófica, fonte de sabedoria, e bíblia dos que,
como eu, crêem na eternidade do verbo,
na ressurreição da tarde
e na vida bela.
Amém!


Elisa Lucinda dos Campos Gomes nasceu em Vitória, 2 de fevereiro de 1958. É poetisa, jornalista, cantora, e atriz brasileira.
Acredita no poema vivo pela declamação, tanto que criou uma associação no Rio de Janeiro de estudo de declamação que promove saraus.


A BIBLIOTECA DA UMEF VILA OLIÍMPICA TEM O ORGULHO DE RECEBER O NOME DE ELISA LUCINDA.Adicionar imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário